Seguidores de BlueTeam e RedTeam

Seguidores de BlueTeam e RedTeam

Hoje em dia, grande parte dos profissionais de Segurança da Informação utilizam o linkedin e seguem hashtags de seus interesses para conseguir mais informações sobre o assunto.

Quando comparamos os seguidores de BlueTeam e RedTeam temos realidades totalmente diferentes, enquanto uma não possui nem mil seguidores a outra passa dos 10 mil.

Red Team

Isso é algo esperado já que o Red Team está focado em como realizar ataques, como descobri vulnerabilidades, é atrelado a uma imagem de hackers e existe um glamour em estudar sobre o assunto.

Blue Team

Enquanto isso o Blue Team é atrelada a uma imagem de operação, rotinas e outras chatices que não possuem nenhuma glamour e até mesmo causa um certo desprezo.

Cenário

OK isso é o como as coisas são tratadas, mas como realmente funcionam? Um time depende do outro, os conhecimentos devem ser basicamente o mesmo para ambos os times, porém usados de forma diferente. Se muitos profissionais acabam indo para o Red Team isso causa problema em cadeia no mercado, ocasionando falta de profissionais para SOC.

Cada dia mais as empresas precisam de serviços de segurança, com isso existe um aumento na demanda de serviços de SOC. Que por sua vez gera demanda de profissionais para esse segmento, que por sua vez não são encontrados. Ai o fluxo volta cheio de problemas. A falta de profissionais causa deficit nos serviços de SOC, que causam um deficit na monitoração e resposta a incidente, que causa problemas de segurança para as empresa. Com problemas de segurança as empresas necessitam de mais segurança e se torna um ciclo sem fim.

Então vamos mudar essa visão de que o Blue Team é só operação, que o SOC é muito chato! Temos que mudar essa imagem, o Blue Team não precisa de glamour. Precisa de bons profissionais dispostos a serem melhores do que os atacantes tanto em conhecimento quanto em agilidade. Vamos elevar esse número de seguidores e trazer mais gente para o Time.

#BLUETEAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.