Porque investir em um SOC?

Já pensou no porque investir em um SOC? Quais os ganhos? Quais os custos?

Imagem de monitoração -investir em um SOC

Afinal o que é SOC?

Em primeiro lugar temos que entender que estamos em uma fase que os ataques cibernéticos crescem a cada dia tendo os mais diversos tipos de alvos. Os ataques variam entre pessoa física e empresas, de empresas pequenas a empresas multinacionais. Além disso cada dia mais vemos com certa frequência matérias sobre vazamento de informações e dados pessoais ou ataque hacker a grandes empresas como Facebook, Yahoo, Uber, bancos…

Prevenir esses tipos de incidentes 100% infelizmente não é possível. No entanto já pensou se fosse possível mitigar o incidente praticamente em tempo real? Isso diminuiria possíveis prejuízos e até mesmo impediria uma má reputação na mídia.

Portanto o papel de um SOC (Security Operation Center) ou Centro de Operações de Segurança. O SOC é composto por diversos profissionais de segurança da informação com diferentes habilidades que juntas são responsáveis por melhorar a segurança do ambiente, criar monitoração efetiva e responder a incidentes de segurança da informação.
Além disso um time de monitoração pode ser o investimento que impedirá a empresa de ter os dados de seus clientes vazados, sofrer fraudes financeiras, impossibilitar um ataque hacker.

Por exemplo um funcionário malicioso pode causar grandes danos. Esse tipo de incidente pode causar prejuízos altos caso não sejam mitigados a tempo.

Existem diversos tipos de como se obter um SOC, podendo ser uma equipe interna ou até mesmo uma empresa terceira. Cada empresa pode e deve ter um time de monitoração customizado conforme suas necessidades, podendo ter foco em cyber segurança, violação de políticas internas ou até mesmo fraudes, cada segmento de negócio possui suas particularidades, metas e foco.

Posteriormente exploraremos em outros posts mais do assunto. Com tudo chegamos à conclusão que a pergunta agora não é mais “Porque investir em um SOC?” e sim “Porque ainda não investi em um SOC?”

Publicado em SOC Arquivado em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.