Manutenção preventiva (Carro VS Segurança da Informação)

Manutenção preventiva

Se você possui um carro já deve ter percebido o quão caro é resolver um problema que poderia ser evitado com uma simples manutenção preventiva. Um oleo que não foi trocado, uma bomba de água que não foi revisada, um pneu que não foi trocado….

Muita vezes a manutenção preventiva teria o valor muito menor do que a manutenção feita após o incidente. Mão de obra do mecânico então, nem se fala, o que antes era 100 agora virou 1000!

E com segurança da informação a lógica é a mesma. “A licença de antivírus expirou, depois arrumamos tá muito caro”. Dias depois o servidor é criptografado por um ransomware e a licença que era cara, acaba ficando barata. Agora os gastos são com serviço para resolver o problema ou assumir o prejuízo das informações que estavam no servidor, e agora? Mas quanto vale as informações que estavam no servidor?

Um windows 2000 precisa ser atualizado, mas é muito cara a nova licença e se precisar trocar o hardware então, nem se fala! Porém se uma pessoa mal intencionada consegue explorar as vulnerabilidades encontradas no servidor e rouba todas as informações o custo preventivo novamente fica barato.

As informações de uma empresa frequentemente são os ativos mais valiosos e sua perda pode levar a empresa até a falência em alguns casos. Mesmo sabendo de tudo isso temos a mania de achar caro a manutenção do oleo, água. pneu…

Um SOC pode evitar muitos do incidentes de uma empresa, ou informando vulnerabilidades no ambiente (por exemplo, serviços de gestão de vulnerabilidade) ou até mesmo evitar que o incidente seja pior (por exemplo, serviços de resposta a incidente).

Conclusão

Se você continua achando que prevenir é caro!? Se você acha isso é porque nunca teve que pagar o socorro do mecânico que te avisou uma semana antes para trocar a peça que deu problema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.