Cenário de riscos globais – 2019

Em uma avaliação de riscos globais no qual possuem risco de diversas categorias (Econômica, Ambiental, Geopolítica, Social e Tecnologica). Para surpresa da maioria o risco de Cyber-Ataque e Vazamento/Fraude de dados estão entre os 5 com maior probabilidade de acontecer e Cyber-Ataque entre os 10 com maior impacto.

Riscos globais

Os riscos globais referentes a Segurança da Informação só não são mais prováveis do que riscos ambientais. Além disso só não causam mais impactos que riscos ambientais, crise de água e armas de destruição em massa.

Isso mostra o crescimento e poder da tecnologia no mundo de hoje, mas isso reflete em grandes preocupações de segurança referente aos dados privados e a infraestrutura corporativa.

Hoje mais do que nunca esses riscos ganham holofotes, após as leis de proteção de dados LGPD e GDPR. O assunto ganhou visibilidade nas empresas, pois agora além de ter um incidente e correr o risco de ter a imagem da empresa “manchada” haverá multas.

A questão não é se a empresa vai ou não ser atacada e sim quando será atacada. Existem diversos tipos de hackers. Diversos objetivos e por isso uma equipe de monitoração e resposta a incidente é tão importante no mundo corporativo atualmente. Uma boa monitoração pode evitar um incidente e em casos de incidentes uma boa resposta pode evitar danos ao negócio.

Vale o risco não investir em segurança da informação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.