4Ps da metodologia SIM

Metodologia SIM 4Ps

A metodologia SIM é composta por 4Ps:

  • Processos;
  • Pessoas;
  • Produtos;
  • PDCA;

Hoje em dia os grandes players do mercado consideram que uma equipe de TI ser efetiva ela deve ser composta por 40% pessoas, 40% processos e 20% produtos, seguindo esses pontos o SOC Brazil criou a metodologia SIM e acrescentou o PDCA.

Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre esses pontos

Processos

Os processos são uma parte extremamente importante para a eficácia e eficiência de um fluxo de trabalho, ele que ditará a velocidade e qualidade das entregas e tratativa de alertas, eles devem ser flexíveis para não comprometer o bom andamento das atividades e claros para que todos possam entende-los de forma rápida.

Pessoas

O ponto mais importante em todo tipo de equipe são as pessoas, um time com pessoas capacitadas, preparadas e que seguem a missão do projeto é um time forte e competente. A pessoa nem sempre ter grandes conhecimentos em SOC ou Segurança da Informação, mas deve estar preparada para contribuir com a missão do SOC.

Produtos

Cada empresa possui uma característica própria e com isso usa ferramentas que atendam suas necessidades, porém não é regra toda empresa possuir ferramentas especificas e nada impede que são alterados ao decorrer do tempo, com isso o produto sempre é um ponto dinâmico e tendo pessoas e processos aderentes a necessidade qualquer produto será integrado ao SOC de forma natural e simples.

PDCA

O PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) ou também conhecido como melhoria continua, está presente em todas as etapas do fluxo, todas as etapas da metodologia possuem uma “saída” contendo melhorias para os próximos tratamentos com as mesma características, com isso todo tipo de tratamento ganha melhoria para próxima vez que ocorrer ou em casos impede que ocorra novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.